segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sobre a importância de sentir-se amado


“Amor é a palavra mais importante de qualquer idioma, e também a que mais gera confusão! Pensadores, tanto seculares quanto religiosos, concordam que esse sentimento ocupa um papel central em nossa vida. Diz- se que “ o amor é uma coisa esplendorosa” e “o amor faz o mundo girar”. Milhares de livros, músicas, revistas e filmes surgiram inspirados por essa palavra. Inúmeros sistemas filosóficos e teológicos construíram um lugar para esse sentimento.
Segundo psicólogos, sentir-se amado é a principal necessidade do ser humano. Por amor, subimos montanhas, atravessamos mares, cruzamos desertos e enfrentamos todo tipo de adversidade. Sem amor as montanhas tornam- se insuperáveis, os mares intransponíveis, os desertos insuportáveis e as dificuldades avolumam-se pela vida afora.
Se concluímos que a palavra amor permeia a sociedade humana, tanto no passado como no presente, devemos admitir que ela também é uma das mais confusas. Nós a utilizamos em milhares de formas e dizemos: “ Eu amo cachorro-quente!” e, em outra frase: “ Eu amo minha mãe!”. Nós a usamos para descrever atividades que apreciamos: nadar, patinar e caçar; amamos objetos: comida, carros e casas; amamos animais: cachorros, gatos e tartarugas; amamos a natureza: árvores, grama, flores e estações; amamos pessoas: mãe, pai, filhos, esposa, marido e amigos. Chegamos até a nos apaixonar pelo próprio amor.”

O trecho acima é de um livro que estou lendo e recomendo chamado “As cinco linguagens do amor”do Gary Chapman, que ninguém deveria morrer sem ler.
E me inspirou a falar da necessidade de sentir-se amado, que pra mim é a definição de amor.
Quando nos sentimos amados ficamos fortes, envaidecidos, confiantes, calmos, apaixonados.
Conseguimos retribuir o amor. Queremos demonstrá-lo, conquistá-lo, merecê-lo e então equilibrar a relação. Torná-la uma via dupla. Uma troca constante.
O amor não é só o amor em si, mas a forma como o sentimos, ou nos sentimos...

Observe os olhos e a pele de alguém que se sente amado... falam por si só!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário